terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Palestra sobre saúde bucal 

A Escola Municipal Polo Indígena MBO’ Erenda Tupã I Ñandeva, pensando no bem-estar de seus alunos, desenvolveu junto com a equipe da saúde indígena, uma palestra sobre a saúde bucal na adolescência. O evento foi conduzido pela doutora Patrícia Frango e pela assistente de Saúde Bucal, Jucilei Vieira. Elas abordaram os principais problemas que afetam a saúde bucal na fase da adolescência tais como: a cárie, gengivite, má oclusão e entre outros. As palestrantes também destacaram a importância de ter bons hábitos de higiene bucal, assim como ter o cuidado com a alimentação, destacando alguns hábitos que são prejudiciais à saúde, como o uso do álcool e do fumo, que são muitos danosos por diversos motivos. A dentista falou dos principais riscos e para finalizar abriu espaço para sanar as dúvidas dos estudantes. 

Na ocasião, o profissional de assistente social, Norivalson, o popular Kaká, aprofundou em um tema que prejudica muitos jovens, que é o uso das drogas lícitas. O consumo dessas substâncias por adolescentes pode trazer efeitos sérios à memória, prejudicando a aprendizagem dos alunos. O assistente social destacou que os malefícios produzidos pelo uso dessas drogas, que são um dos principais problemas que atingem o emocional e o cognitivo, podem acompanhar a pessoa durante a vida adulta. 

Esse assunto também foi abortado na Escola Extensiva Jaguari, que fica localizada na Aldeia Jaguari, a cerca de cinquenta quilômetros do município de Amambai. A equipe da Saúde Indígena, que realizou a palestra, era composta pela enfermeira Luciana Lemes da Silva, doutor Geraldo Reys, técnica de enfermagem Denize Vera e em parceria com professores e administrativos da escola. Os assuntos abortados foram os conceitos de álcool e drogas, classificação das drogas conforme a produção, classificação das drogas licitas e ilícitas, o efeito dessas substancias dentro da comunidade indígena, da família e principalmente o quanto é prejudicial na vida dos estudantes. Os palestrantes elencaram os efeitos nocivos que o uso das drogas pode causar a curto e longo prazo, tais como a embriaguez, intoxicação alcoólica e também as complicações causadas no fígado, câncer; entre outras sequelas. O diretor Josiel Martins agradece a todos que colaboram para que esse evento pudesse acontecer e deixa o convite para que possam vir mais vezes, pois os temas são de grande relevância para os estudantes e a comunidade. 

Palestra sobre saúde bucal 

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.