sábado, 5 de outubro de 2024

Mitã Rory desenvolve trabalho de alfabetização

A Escola Mitã Rory desenvolveu um trabalho no 1º e 2º anos de alfabetização, um trabalho voltado para as parlendas, onde em todas as aulas, na rotina, memorizavam parlendas, pois, as mesmas oportunizaram às crianças entrar em contato com o gênero textual parlenda, favorecendo o desenvolvimento da leitura e escrita, incentivando as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente, proporcionando momentos de leitura coletiva tendo como foco a memorização de parlendas, ampliando os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras; produzindo textos de memória, favorecendo a familiarização com o sistema convencional de escrita. 

Portanto, as parlendas estimulam as crianças, que passam a ter a consciência fonológica tão necessária para o seu aprendizado. A consciência fonológica pode ser definida como a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. O Gênero Textual Parlenda é um grande aliado no processo de alfabetização, pois desenvolve a leitura e a escrita de forma prazerosa e divertida, despertando a curiosidade e a imaginação, estimulando também a memorização e o raciocínio lógico das crianças. 

Esse trabalho teve como desafio uma competição entre os 1º e os 2º anos, onde os pontos das turmas que estavam competindo foram marcados num gráfico, e depois que todos participaram, foram somados os pontos de cada turma.  Na sala vencedora, cada criança ganhou um jogo da memória dos personagens emocionais do filme Divertida Mente. 

Finalizando o trabalho, as crianças do 1º ano, que já sabem ler, foram coroados com ‘Aprendendo a ler com a Cloe’ e ganharam um livrinho de história infantil. Agradecemos as professoras do 1º e 2º anos, que se dedicaram ao máximo para que isso pudesse acontecer. 

Segundo Magda Soares (2003), “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Sendo assim, o trabalho com as parlendas faz parte de uma cultura, é capaz de impulsionar a educação de uma maneira impressionante, trabalhando desde oraciocínio lógico até a consciência fonológica das crianças.

Mitã Rory desenvolve trabalho de alfabetização

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.