“Tenho certeza de que o IFMS em Amambai irá transformar o município. É uma nova era para Amambai.” Estas foram as palavras da reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano, durante a assinatura de parceria com a gestão municipal. Desde junho de 2021, quando Amambai firmou parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para oferecer ensino a distância, mais de 900 pessoas já conquistaram diplomas e novas oportunidades no mercado de trabalho.
Altamir dos Santos Lima, diretor adjunto da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, é um exemplo vivo dessa transformação. “Administrar uma escola, principalmente gerenciando recursos públicos, é um desafio. O curso Técnico em Administração no IFMS foi uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos em uma instituição respeitada nacionalmente. Superou minhas expectativas, me preparando para os desafios da gestão escolar e valorizando meu currículo profissional.”
Sonia Biron, outra beneficiada, compartilha uma experiência semelhante. “O curso técnico em Administração pelo IFMS abriu inúmeras possibilidades no mercado de trabalho, onde a exigência por formação é um requisito mínimo. O curso me proporcionou um diferencial competitivo, agregando segurança e conhecimento específico à minha carreira.”
Se o ensino a distância já foi capaz de transformar tantas vidas, a instalação da sede própria do IFMS em Amambai promete uma revolução ainda maior na educação local. A nova unidade ampliará as oportunidades de formação técnica, científica e profissional para jovens e adultos da região, sem falar no fomento que trará para a economia do município, com a geração de empregos e serviços.
O projeto de implantação do campus do IFMS em Amambai já está em andamento. Em uma carta de compromisso assinada pelo prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, foi formalizada a doação de uma área de aproximadamente seis hectares na Vila Guape para a construção da sede definitiva. Além disso, um imóvel rural de 100 hectares na região de Itapoty, com instalações educacionais e alojamentos, poderá ser incorporado ao campus, oferecendo um espaço dedicado a atividades práticas.
A instalação do campus é fruto de um esforço conjunto entre o município e o Instituto Federal, com um investimento previsto de R$ 35 milhões ao longo de cinco anos. Este montante será destinado à construção da sede e à aquisição de equipamentos necessários para os cursos e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Quais cursos serão oferecidos pelo IFMS de Amambai?
Em julho, uma audiência pública definiu os cursos a serem oferecidos na nova unidade. Os presentes votaram em três cursos de cada eixo temático. Ao todo, 39 cursos foram disponibilizados para votação, divididos nos eixos de Recursos Naturais, Informação e Comunicação, e Gestão e Negócios. Os mais votados foram:
Recursos Naturais:
- Agroecologia
- Agropecuária
- Agronegócios
Informação e Comunicação:
- Técnico em Informática
- Técnico em Redes de Computadores
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Gestão e Negócios:
- Técnico em Administração
- Técnico de Serviços Públicos
- Técnico em Contabilidade
O professor Antonio Viegas Neto, responsável pela comissão de implantação e futuro diretor do Campus Amambai, explicou que “As sugestões feitas na audiência pública serão encaminhadas à comissão de implantação do novo campus. A proposta de oferta dos cursos será submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) e, posteriormente, ao Conselho Superior (Cosup) para aprovação.”
A expectativa é que o novo campus do IFMS se torne um polo de excelência em educação, formando profissionais qualificados e preparados para contribuir com o desenvolvimento de Amambai e toda a região. Para a população local, essa é uma oportunidade única de acessar um ensino de qualidade sem precisar se deslocar para outros municípios. Além disso, a presença do IFMS deve fomentar o surgimento de novas parcerias com empresas e instituições locais, potencializando a inovação e o empreendedorismo na região. Com isso, Amambai se posiciona como um importante centro de desenvolvimento econômico e social no Mato Grosso do Sul, capaz de atrair talentos e gerar novas oportunidades para todos.
Por: Geovana Biron e Raquel Fernandes
![Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades](https://www.gazetaeducacao.com/wp-content/webp-express/webp-images/doc-root/wp-content/uploads/2024/08/CAPA-1-1024x672.jpg.webp)
![Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades](https://www.gazetaeducacao.com/wp-content/webp-express/webp-images/doc-root/wp-content/uploads/2024/08/CAPA-2-1024x683.jpg.webp)
Formatura do curso Técnico em Administração no IFMS, realizada em Amambai, marca um momento de orgulho para o campus de Ponta Porã e antecipa a chegada do campus próprio do IFMS em Amambai, onde em breve novas turmas poderão celebrar suas conquistas na própria cidade.
![Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades](https://www.gazetaeducacao.com/wp-content/uploads/2024/08/CAPA-3.heic)
![Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades Instalação do Instituto Federal em Amambai promete transformar a educação e gerar mais oportunidades](https://www.gazetaeducacao.com/wp-content/uploads/2024/08/CAPA-4.heic)
Audiência pública, realizada em julho, no auditório da UEMS de Amambai, definiu os cursos a serem oferecidos na nova unidade do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. (Fotos Raquel Fernandes)