sábado, 5 de outubro de 2024

A importância da frequência escolar no processo de alfabetização

O processo de ensino/aprendizagem da alfabetização é organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas numa linguagem real, natural, significativa e vivenciada. A assimilação do código linguístico não é uma atividade de mãos e dedos, mas sim de pensamento, uma forma complexa de construção. Nos anos iniciais no ensino fundamental, mais precisamente na alfabetização, a infrequência escolar evidencia um obstáculo significativo no caminho educacional das crianças, visto que a alfabetização constitui a base essencial para o aprendizado subsequente, é o ponto de partida para o sucesso. Quando uma criança não adquire as habilidades básicas de leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, ela se encontra em desvantagem para que esse desempenho ocorra no tempo previsto, apresentando maiores dificuldades ao longo do percurso escolar. O grande desafio das escolas públicas é conscientizar as famílias da importância da frequência escolar na garantia da aprendizagem na idade certa.

Nesse sentido, o monitoramento e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes também são medidos pela participação nas avaliações externas. 

     Momento de realização da Avaliação SAEBAI (Sistema de Avaliação da Educação de Amambai), na qual a participação dos alunos é de extrema relevância para a nossa escola e para a Rede Municipal de Ensino.

 “Cada um de nós precisa fazer a sua parte para contribuir com a educação das nossas crianças”.

A importância da frequência escolar no processo de alfabetização

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.