O projeto Educação Especial para o Trabalho é realizado na Escola Especial Renascer APAE de Amambai, com os estudantes acima de 18 anos, que frequentam no período matutino, com as professoras Celsa e Marilene. São desenvolvidas várias atividades, entre elas o Projeto do Tempero Caseiro, que funciona há mais de 16 anos na escola. Iniciam-se as atividades do tempero com os estudantes plantando e cultivando a horta que fica na própria sede da escola, com acompanhamento das professoras e equipe escolar.
Este projeto contribui no desenvolvimento global dos estudantes, nos aspectos intelectual, pedagógico, emocional, motor, social, autonomia e independência.
Os estudantes participam de todo o processo, descascando alho, picando a cebolinha, triturando e misturando tudo até chegar ao ponto do tempero, depois pesam, embalam, colocam as etiquetas e vendem o produto, gerando assim uma renda para a escola. Os ingredientes que fazem parte do tempero caseiro são: sal, alho, salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, orégano, pimenta do reino, pimenta calabresa e muito amor. São cultivados na própria escola, o cheiro verde, manjericão e alecrim.
No dia da produção de temperos, os estudantes usam vestimentas apropriadas, tais como: aventais, tocas, luvas, máscaras. A higienização para este trabalho também é de suma importância, sendo que todos os materiais são previamente esterilizados. Neste dia após, a confecção do tempero, os mesmos levam uma amostra para casa.
A renda arrecada com a venda dos temperos é revertida no próprio projeto e também contribui para custear algumas despesas da entidade, bem como para a realização de passeios com os estudantes deste projeto até a pastelaria, sorveteria, entre outros locais previamente planejados pelas professoras. Essas atividades realizadas no coletivo proporcionam importantes avanços na inclusão social.
Professoras: Celsa Barbosa Marques Bervian e Marilene Colombo