As visitas domiciliares proporcionam um estabelecimento de vínculo mais direto com as famílias dos usuários que frequentam a Escola Especial Renascer – APAE.
As visitas são realizadas pela Assistente Social Dalvina Ferreira Barbosa Francisco e as Psicólogas; Bruna Geovana Santana e Raquel dos Santos Silva. Têm por objetivo acolhimento, escuta e orientação em diversas demandas, relação intrafamiliar, higiene pessoal e do ambiente; é realizado também encaminhamento e agendamento de consultas, e os encaminhamentos necessários para requerimento de benefícios e para outros órgãos competentes.
É durante esta intervenção domiciliar que são passadas todas as orientações necessárias, como o hábito do autocuidado, viabilizando o conhecimento da autoestima e o bem-estar psicológico, uma vez que quem procura atender às próprias necessidades demonstra uma atitude positiva em relação a si mesmo, sentindo-se mais realizado.
Tem por finalidade trabalhar e desenvolver o bem-estar psicossocial da família, dando todo suporte necessário.
A visita domiciliar é uma forma de atenção básica em Saúde Coletiva, voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior equidade da assistência em acolhimento.
Assistente Social: Dalvina Ferreira Barbosa Francisco
Psicólogas: Bruna Geovana Santana Azevedo; Raquel dos Santos Silva