A escola é a base de sustentação do conhecimento, pois é ela que proporciona o melhor ambiente e as melhores estratégias de crescimento pessoal e intelectual e a Escola Coronel Felipe de Brum juntamente com a comunidade interna e externa são os mediadores desse processo. A unidade de ensino está concentrada em práticas que impactam a vida escolar dos estudantes, os projetos de leitura, o projeto de robótica, o projeto da horta e o projeto referente ao simulado estão direcionados nesse sentido.
Ao observar a sociedade de modo geral, percebe-se que o maior crescimento está onde a educação é levada a sério. Onde os pais têm o ambiente escolar como referência, mas deve ter também como espaço de valorização, não é apenas a matrícula que deve ser efetivada, porém a participação efetiva na vida acadêmica dos filhos.
Todos os tipos de conhecimentos, tanto o empírico como o científico, são importantes, porém o científico como base sólida ajuda a consolidar o empírico, tendo em vista que o ser humano é formado por um conjunto de ações e atividades desenvolvidas ao longo da vida, “o conhecimento de mundo”.
A escola ainda continua como espaço mediador e apresentações de estratégias que auxiliam os estudantes a superarem o desafio de aprender. Tarefa difícil diante do mundo tecnológico que apresenta uma dinâmica mais atrativa.
E para incentivar e proporcionar aos estudantes da escola Felipe de Brum, há vários projetos em andamento: o projeto de leitura que tem como meta desenvolver de forma constante o ato de ler. O projeto de robótica que visa a pesquisa e novas descobertas tecnológicas. O projeto da horta na escola, que tem como objetivo mostrar a importância das plantas, principalmente as hortaliças e o projeto simulado, que visa oferecer aos discentes a oportunidade de escrever um texto em todos os bimestres, além é claro dos textos produzidos no dia a dia escolar. Há também as questões objetivas envolvendo todas as disciplinas.


