Na última terça-feira, dia 25 de fevereiro de 2025, a UEMS recebeu a professora Doutora Graciela Chamorro, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, que realizou uma oficina com o dicionário Kaiowá-Português. Participaram da palestra e oficina os alunos do Curso de Pedagogia Intercultural segunda licenciatura (projeto do PARFOR), os alunos (as) da Pedagogia Intercultural e os alunos(as) dos cursos de História e Ciências Sociais.
Os alunos(as) participantes eram predominantemente Guarani e Kaiowá, que estão em formação principalmente nos cursos interculturais. Todos os participantes foram presenteados com um dicionário.
A autora do dicionário demonstrou e falou sobre como usar o dicionário como instrumento pedagógico nas escolas indígenas. Demonstrou também a importância da utilização para o estudo da língua e a importância desta como um elemento fundamental de resistência cultural. Explanou também sobre a importância do dicionário e do estudo da língua na formação dos professores indígenas.
Informou que os próximos projetos editoriais são: a produção de dicionário com um número menor de palavras, primeiro para as primeiras e segundas séries, depois para a terceira e quarta, e assim por diante. Conforme forem ampliando as séries serão produzidos dicionários com mais palavras. O público aplaudiu muito a autora e as futuras iniciativas, pois a educação indígena é carente de materiais que sirvam de suporte didático para o ensino da língua Kaiowá.
Profª. Nedina R. Martins Stein

