O Itaipu Parquetec divulgou, dia 27/08, o resultado final do Edital de seleção de Projetos de Extensão para o convênio Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional nos estados do Paraná e região sul do Mato Grosso do Sul. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve dez projetos aprovados. Confira:
– Compostagem inteligente: minhocultura como ferramenta de educação socioambiental;
– Conhecer, produzir e utilizar: contribuições das plantas medicinais e fitoterápicas para a alfabetização de crianças;
– Implantação de sistemas agroflorestais na Aldeia Indígena Amambai: com objetivos econômicos e ambientais;
– Implementação de estratégia de compostagem de resíduos orgânicos e divulgação de cartilha traduzida para Tupi-Guarani;
– Oficinas em gerenciamento de resíduos sólidos em escola indígena de Dourados/MS: Plano de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS;
– Os direitos da agrobiodiversidade em Guyra Roka;
– Recuperação Florestal com base na Erva Mate como planta de sub-bosque;
– Sustentabilidade em Ação: Viveiro de Mudas e Horta Sustentável com Sistema de Irrigação Automatizado na Escola Rural Prof. Delmiro Salvione Bonin no Assentamento Casa Verde;
– Tempo é vida: Primeiros socorros no ambiente escolar;
– UEMS NA COMUNIDADE: Contribuições para o desenvolvimento social e sustentável das comunidades negras e quilombolas do sul do estado do Mato Grosso do Sul.
Cada projeto será contemplado com quatro bolsas para alunos (R$ 700,00 até 12 meses) e uma bolsa para professor/a coordenação adjunta (R$ 1.400 até 12 meses), 3 Notebooks Básicos para o projeto e custeamento de diárias/Alimentação e Deslocamento para realização das atividades do projeto em campo (conforme o edital).
O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, agradece a iniciativa da Itaipu Binacional por esse brilhante programa, que vai atender aos diversos projetos de extensão das diversas instituições do Mato Grosso do Sul e do Paraná. “E também parabenizo a todos os professores, técnicos e alunos que foram contemplados e aqueles que não foram contemplados, porque nós demonstramos toda a nossa capacidade e potencial de cada vez mais contribuir com o desenvolvimento do Estado, o desenvolvimento das cidades, das pessoas, enviando mais de trinta propostas e sendo aprovadas dez propostas na nossa universidade. Isso reflete a nossa qualidade enquanto instituição e é isso que nos engrandece enquanto instituição pública, gratuita e de qualidade, para que possamos avançar ainda mais novos projetos e novos desafios”, disse o reitor.
A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Érika Kaneta Ferri, destaca que a UEMS está muito feliz com o resultado deste edital. “Destaco aqui meu agradecimento a todos/as os proponentes pela aprovação e empenho. Os recursos financeiros são essenciais para a execução e sucesso dos projetos de extensão universitária, pois permitem que as ações planejadas sejam viáveis, sustentáveis e impactantes. Além disso, é possível ampliar o alcance das ações extensionistas, atendendo um maior número de beneficiários e expandindo a atuação para outras regiões e comunidades, aumentando assim o impacto social”, ressaltou a docente.
Sobre o Edital
No edital, foram selecionados 200 projetos de extensão e a concessão de 1.000 bolsas para graduandos e coordenadores adjuntos para as seguintes Instituições de Ensino Superior (IES): FAFIMAN, UEM, UNESPAR, UEL, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP, UEPG, IFPR, UTFPR, UFPR, UFFS, UNILA, IFMS, UFMS, UFGD e UEMS.
O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da ITAIPU Binacional tem como objetivo principal apoiar projetos de extensão universitária em instituições de ensino superior públicas no estado do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul, visando contribuir para a comunidade e fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, com projetos tendo como foco principal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030 e os seguintes eixos: educação ambiental; gestão em bacias; agricultura familiar, extensão rural e agroecologia; energias alternativas; plantas medicinais e fitoterápicos; piscicultura e pescadores; comunidades indígenas; gestão de resíduos sólidos e catadores; extensão universitária para ODS; saneamento rural e urbano.
O Programa estabelece parcerias com específicas instituições de ensino superior, fortalecendo a interação entre a ITAIPU Binacional e as universidades, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, além de apoiar a curricularização da extensão nessas instituições de ensino.
Confira o resultado em: https://www.itaipuparquetec.org.br/links-extensao/?utm_source=site-links-extensao&utm_medium=lp-extensao&_gl=1*mt3zwj*_gcl_au*MTQ4MjE4OTk1Mi4xNzIzNTgxNzAz
Por: Eduarda Rosa