terça-feira, 28 de janeiro de 2025

A alfabetização é o primeiro passo para um mundo cheio de possibilidades

Sou a professora Ivanilde Barbosa Charão, 46 anos, professora efetiva na Escola Marlene Vilarinho de Albuquerque. Atualmente estou na coordenação da Educação Infantil, Pré II e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos). Iniciei minha carreira na educação no ano de 1998. Conclui o curso Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2004, com Habilitação em Educação Infantil e Magistério nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, e Pós-Graduada – Especialização em Educação Básica – Área de concentração: Educação Infantil, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no ano de 2008.  

Sou professora alfabetizadora há 26 anos, e no decorrer da minha profissão me identifiquei com a alfabetização, onde me encanto a cada dia ao ver os avanços que as crianças demostram em suas aprendizagens. É essa perspectiva de práticas significativas, envolvendo a linguagem da leitura e da escrita, que faz a diferença na alfabetização.  

A cada ano que passa, a Educação vem exigindo cada vez mais práticas que promovam o desenvolvimento integral da criança. Saber ler e escrever é fundamental para que o indivíduo consiga encontrar o seu lugar no mundo.  Portanto, é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer criança, desde cedo oferecer e conviver com situações de leitura e escrita, o que será de grande ajuda para se alfabetizar. Vale ressaltar que se o professor compreender as diferentes fases da escrita, saber observar e ouvircada criança de forma intencional em relação às suas dificuldades e, planejar atividades específicas para cada uma, fará com que todos avancem e tenham resultados positivos.

Ressaltamos que esse processo de melhoria das práticas desenvolvidas na sala de aula não depende somente do esforço do professor, mas também do comprometimento de toda a equipe gestora da escola. Destacamos um trabalho de alinhamento com as famílias, que se comprometem com o aprendizado de seus filhos, também do trabalho efetivo dos professores em sala, com aproveitamento do tempo e atividades significativas, promovendo assim um melhor rendimento. Não podemos deixar de valorizar o comprometimento, a seriedade e a responsabilidade das nossas crianças em fazer o melhor, todos empenhados, trazendo suas contribuições para se ter sucesso nos resultados.

Desenvolvemos, desde o início do ano, um trabalho efetivo, intenso e de muito comprometimento com as turmas dos 2º anos, preparando simulados, com grupos específicos para leitura, onde os pais devem postar vídeos e/ou áudios, momentos de reforço para os alunos com dificuldades, utilizando diversos materiais pedagógicos, e os agrupamentos, onde é desenvolvido um trabalho por níveis próximos. Esses métodos de trabalho desenvolvidos em sala de aula já deram resultados satisfatórios no ano de 2022, colocando a Escola Marlene Vilarinho em primeiro lugar em alfabetização no município de Amambai. Com isso, continuamos investindo nos nossos alunos, oferecendo oportunidades em um ambiente alfabetizador, para se obter um aprendizado com eficácia. Tudo isso visando melhorar o desempenho dos nossos alunos na aprendizagem e como forma de preparação para a realização da prova do SAEMS/2023.

Continuamos em destaque, no cenário municipal, ficamos novamente em primeiro lugar como escola de alfabetização! 

No cenário estadual, este ano não iremos concorrer, pois já ganhamos o prêmio no ano anterior, esse é um dos quesitos já informados no ano passado. Mas ficamos muito felizes, uma vez que Amambai tem cinco escolas concorrendo neste ano de 2024; a nossa, mais especificamente, trará o restante do prêmio 20.000,00, uma vez que recebemos até o momento 60.000,00. Para trazermos o restante, precisávamos ficar com as notas iguais ou melhores que no ano anterior. Ficamos melhores!

Em toda a minha trajetória na Educação como professora e alfabetizadora, não posso deixar de agradecer primeiramente a Deus, à minha família e a todas as pessoas especiais que de alguma forma me ajudaram e contribuíram para me tornar a profissional que sou hoje. Gratidão a todos.

“⁠A Alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo.”

(Paulo Freire)

Por Ivanilde Barbosa Charão

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.