sábado, 5 de outubro de 2024

Maio foi um mês de conscientização no Colégio CELQ, com destaque para a Apraxia de Fala na Infância (AFI)

O Dia Mundial de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância é celebrado no dia 14 de maio, no Brasil. Em diversas localidades do país, ações foram realizadas para divulgar essa condição, garantindo que cada vez mais crianças possam obter diagnósticos e intervenções corretas e apropriadas.
De acordo com informações no site oficial da Associação Brasileira de Fala na Infância, a AFI é um transtorno motor que compromete a habilidade das crianças de sequenciar os movimentos necessários para produzir sons de fala. Embora as crianças afetadas saibam o que querem comunicar, o cérebro delas apresenta dificuldades ao planejar e programar a sequência de movimentos da mandíbula, lábios, língua e outros articuladores. Isso resulta em dificuldades na fala, apesar da boa compreensão da linguagem.
Com o tema “Eu SEI mais do que DIGO, Eu PENSO mais do que FALO, Eu ENTENDO mais do que você IMAGINA”, as professoras Cassia e Karina, do Colégio CELQ, apresentaram para os alunos, de uma maneira dinâmica, o que é a Apraxia de Fala e refletiram com eles sobre o respeito às diferenças. Utilizando recursos visuais, atividades práticas e debates, elas conseguiram engajar os estudantes e aumentar a empatia e a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles com AFI.
Por meio de iniciativas como esta, o Colégio CELQ reafirma seu compromisso com a educação integral, preparando seus alunos para serem cidadãos conscientes e empáticos. A escola acredita que, ao promover a conscientização e o respeito às diferenças, está contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
No site oficial da associação: apraxiabrasil.org, é possível obter mais informações sobre o assunto.
Para ver mais fotos acesse as redes sociais do Colégio CELQ; facebook.com/celqcolegio e no instagram: @colegiocelq.

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.