terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Aula Experimental – Estudo das Lentes Esféricas

O professor de Física, Marcos Antonio Kotovicz, realizou aula prática, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, sobre o estudo das lentes esféricas, e confeccionaram um data show caseiro. Primeiramente, os alunos aprenderam que o estudo das lentes decorre de um fenômeno natural conhecido como Refração, que trata simplesmente da mudança de velocidade da luz e seu comprimento de onda ao passar de um meio para outro (ar/vidro), o que os físicos definem como meio refringente. Após este conhecimento adquirido, foram apresentados dois grupos de lentes esféricas (Divergente e Convergente), onde os alunos conheceram como se comporta a luz e sua trajetória ao incidir sobre tais lentes. Assim foi possível abordar as anomalias da Visão – Miopia e hipermetropia – e suas respectivas lentes corretivas.

Para finalizar, optamos por fazer um experimento que envolvesse estudo da lente convergente e suas aplicações na tecnologia; para tal, os alunos deveriam fazer um data show caseiro com a utilização de uma lupa (lente convergente), um celular e uma caixa de sapato. O experimento consiste em deixar apenas um parte aberta da caixa (um pequeno círculo do diâmetro da lente) que foi ocupado por ela. O celular ligado de preferência com um vídeo em andamento, que ficaria posicionado dentro da caixa e no fundo. Os alunos deveriam então aproximar esta caixa perto de uma parede com pouca iluminação até que a imagem do celular fosse projetada na parede de maneira nítida. Após os alunos ajustarem a caixa e conseguirem uma imagem nítida, pedimos que os alunos anotassem a distância da lente à parede e a distância do celular à lente; com estes dados é possível descobrir qual é o grau (dioptria) da lente. Finalmente apresentamos a equação de Snell e da vergência de uma lente para obter a dioptria de uma lente. 

Foi constatada a relevância de aulas práticas e experimentais sobre conteúdos de Física, pois alguns alunos ficaram motivados ao realizar o experimento e através deste, foi possível observar que os alunos foram estimulados a questionar e levantar hipóteses sobre as formações das imagens. 

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.